sexta-feira, 23 de junho de 2017

O Vasco no Forno d'Oro

Antes de mais as minhas desculpas pelo facto de na semana passada me ter 'baldado' e não ter feito o artigo de domingo só que posso dizer que foi por um óptimo motivo. Esta semana que passou estive por Lisboa a visitar mais alguns espaços para vos dar a conhecer alguns restaurantes fora da zona habitual, o Algarve. Durante esta semana aconteceu também que decidi introduzir uma novidade no blog e foi um primeiro Vlog sobre esta visita, para quem não está dentro deste termos será um episódio em video que não substitui este artigo na totalidade mas que pretende dar-te a conhecer em mais detalhe alguns dos espaços que irei visitar daqui para a frente. Será importante para mim ter o teu feedback deste novo formato e claro que eu próprio já tenho noção de alguns pontos a melhorar mas como já referi eu quero a tua opinião e peço que a deixes num dos canais do blog mas de preferencia na zona de comentários do próprio video que irá estar presente tanto no Youtube como no Facebook.

Bem depois desta introdução vamos ao que interessa e como sempre é a visita propriamente dita. Já tinha ouvido falar algumas vezes deste espaço o Forno d'Oro e desta vez estando em Lisboa não hesitei em lá passar. Tentei fazer reserva online, pois na página de facebook do restaurante temos um botão que redirecciona para a app do The Fork que uso bastante para fazer reservas e gosto, mas não está disponível para todos os restaurantes, longe disso sendo que a escolha de estar é do próprio restaurante e por algum motivo chegando à aplicação este espaço já não se encontra na lista e por isso decidi arriscar e ir mesmo sem qualquer reserva mas sempre com a ideia de que tinha de chegar cedo, o que assim foi. Penso que cheguei ao restaurante pelas 12:40 e só lá estava um casal dentro que tinha entrado segundos antes de mim, para estacionar a coisa não parecia fácil mas encontrei um lugar mesmo na rua a cerca de 5min a pé do restaurante e aí lá dei 2 euros ao parquímetro para evitar chatices pois não sabia quanto tempo iria demorar a almoçar. Assim que entrei vi o balcão de preparação das pizzas do lado direito e o dito forno que claramente brilha e é dourado o suficiente para ser chamado o Forno d'Oro. 


É ainda importante referir que este é um dos poucos restaurantes em Portugal que recebeu a Estrela Michelin das pizzas, para ser mais especifico em Setembro de 2015 recebeu o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN). Forno d’Oro abriu no final de janeiro de 2015 e tem como responsável o chef nepalês Tanka Sapkota. O grande destaque do restaurante é o forno, que pesa nove toneladas e veio de Nápoles.


Vamos lá passar finalmente à comida, enquanto tirava alguma fotos ao espaço e fazia umas filmagens, sim porque a esta altura já perceberam que este artigo veio com mais do que texto e fotos, percebi que na mesa começavam a assentar algumas entradas que são servidas normalmente após o pedido das bebidas e estas são bruschetta de tomate e focaccia acompanhada de um pires com azeite e vinagre balsâmico, estavam muito boas e só não acabei com focaccia porque entre fotos e apontamentos para o blog chegou a pizza que me fez salivar enquanto aterrava na mesa. O segredo de uma boa massa napolitana é que a massa fique alta e fofa nas bordas da pizza mas ao mesmo tempo que seja uma massa leve e arejada não com ar mas sim com o que resulta do longo processo de fermentação e sinceramente eu que por norma gosto de massas finas e estaladiças, adorei esta massa e estava mesmo como devia estar para ser uma excelente massa napolitana e claro que todos os ingredientes acompanhavam a qualidade da massa, eu pedi algo mais simples, ou seja, a minha escolha foi uma simples pizza de de fiambre e cogumelos ''Prosciutto e Funghi'' , até porque a lista era algo extensa e fiquei perdido no meio de tanta pizza, optando por algo mais básico mas igualmente bom.



Como a pizza desapareceu num instante e ainda havia espaço para mais tive de ir para uma sobremesa, e embora o tiramisú me estivesse a chamar aos berros eu acabei por provar o cheesecake de morango e que Cheesecake que era este, estava muito bom mesmo como podem ver na foto a baixo.


Em resumo posso dizer que as expectativas eram bastante altas e que estas foram cumpridas de todas as formas na sua totalidade e posso dizer ainda que fiquei surpreendido com os preços, pois pensava que iria pagar muito mais, mas se não me engano a conta ficou pelos 17 euros com uma água de meio litro e um café a somar à equação. Existem pizzas para todos os gostos com preços entre os 10 e os 35 euros, a sobremesa ficou pelos 3,95 euros mas vale cada cêntimo. O espaço era mais pequeno do que esperava e o serviço era de 5 estrelas, simpatia e profissionalismo a cima de tudo. Recomendo a qualquer pessoa que goste de comer bem e ser bem servido, para além das pizzas podes encontrar ainda algumas pastas, peixe e carne mas o grande foco são claramente as pizzas de massa napolitana.



Estrelas do Vasco

- Espaço: *****
- Ambiente: *****
- Serviço: *****
- Comida: *****
- Preço: *****


Restaurante Forno d'Oro

- Morada: Rua Artilharia 1 16B, Lisboa - Portugal
- Cozinha: Italiana, Pizzaria
- Tel: (+351) 21 387 9944- Horários: Das: 12:00 – 15:00, 19:00 – 23:00 - Todos os dias 

Sem comentários:

Enviar um comentário