quinta-feira, 25 de maio de 2017

O Vasco na Rota de Tapas by Estrella Damm

Esta semana finalmente tive tempo para experimentar algumas das tapas da Rota de Tapas que está a decorrer em Faro entre os dias 11 e 28 de Maio. Esta é a primeira edição do evento em Faro e eu já tinha tido a oportunidade de participar em algumas edições anteriores por Lisboa. Neste momento esta rota está disponível em diferentes datas nas cidades de Lisboa, Porto, Braga e Faro, o que faz um total de 110 tapas, durante 18 dias em 4 cidades.



Como não tinha oportunidade de visitar todos os espaços fiz uma selecção das tapas que me pareciam mais do meu agrado e decidi em 2 dias visitar alguns dos locais aderentes na localidade de Faro. No primeiro dia apenas visitei 2 locais que foram o Vila a Dentro e o Faz Gostos, no Vila a Dentro quando cheguei a explanada estava cheia por volta das 19h e realmente era possível observar que mesmo a uma terça-feira havia muita gente na rua a experimentar as ditas tapas, eu acabei por me sentar no interior do espaço e pedi a minha primeira desta Rota que foi o ''Estaladiço da Vila'',  ou seja, um estaladiço de lingueirão em massa filo acompanhado de um base sólida de xerém com coentros, estava bom a massa crocante como era de esperar o xerém sabia bem e lá estava um lingueirão lá dentro.



Sem demoras até porque o tempo era curto avancei para o Faz Gostos que era mesmo ao lado e naquela hora já pelas 19:30 começa a chegar muita gente para a Rota e rapidamente a esplanada enche, eu preferi ficar na nova sala interior uma vez que já conhecia o espaço e acho que este tem uma das melhores salas do nosso Algarve, lá o petisco era ''Tomatada com ovos e torresminhos'' o que não precisa de muito mais descrição, estava bom e vinha com umas batatas fritas arredondadas fininhas e crocantes que serviram de colher para comer os tais ovos com tomate, paguei e tanto eu como o empregado nos esquecemos do carimbo, pronto menos um no passaporte.



Logo na quarta-feira seguinte segui para a segunda ronda desta vez na zona da baixa mais propriamente dita não que a sé fique na alta de Faro... Fui directo para o Sushi Ya Fusion e eu não gosto de Sushi pelo menos até esse dia. Quando cheguei eram 18:45 mas a porta estava fechada e o horário do restaurante no local indicava a abertura as 19h ao contrario do que dizia no passaporte oficial da ''Rota de Tapas'' onde aparecia que este espaço servia a partir das 18h, acabei por abrir a porta e entrar pois vi sombras lá para dentro e quando entrei vi que tinha acabado de interromper o jantar do staff. 'Ups'... Expliquei o que já referi anteriormente e com uma 'desculpa' pouco convincente disseram estamos quase a abrir volte em 10 min, mas eu só porque não me apetecia andar as voltas disse se possível espero mesmo aqui mas estejam à vontade e aguardei ao balcão sitio limitado onde se serviam as Rotas no interior, ou era isso ou explanada. Vi toda a preparação e confecção da tapa de perto se bem que estava praticamente tudo feito e lá experimentei a tapa ''Tataki de atum com 2 Makis'', ou seja atum braseado com molho teriaki e dois rolos do chef, o atum ja sabia que ia gostar mas acabei por gostar até do sushi, fiquei surpreendido e agora quero lá voltar para experimentar uma refeição completa.



Depois disto segui directo para o Restaurante Portas de São Pedro para experimentar o Folhado de Polvo da Ria Formosa, quando cheguei pouco passavam das 19h e fui logo atendido, percebi que ali também havia uma zona limitadas para as Rotas, pedi a minha que demorou cerca de 15 min a ser servida, mesmo assim mais rápida que no espaço anterior e comi em 3 trincas o folhado de polvo estava saboroso mas achei que a massa podia estar melhor pois estava muito densa e não tão folhada e o polvo sabia muito a tomate mas de modo geral estava bom, aqui houve carimbo no passaporte e segui a ''correr' para o próximo local.



Cheguei a uma espaço que já estou para visitar ha bastante tempo, não que nunca o tenha visitado mas falo de uma ''Visita do Vasco'' como deve ser, até hoje sempre que lá passei é para ir beber copos com os amigos, eu não... eles eu bebo copos de agua das pedras com gelo e limão e café ao que eu chamo de menu Vasco. Adiante no Aperitivo um espaço com cerca de uma ano em Faro mas já com um enorme sucesso até porque os proprietários sabem o que andam a fazer, sentei-me numa das poucas mesas livres da explanada e fui atendido por um rapaz ao qual disse que vinha para Rota enquanto me sentava ele virou costas e foi rapidamente buscar os talheres e veio logo como uma Estrella Damm aberta ao qual eu tive de dizer que não bebia alcool e que preferia uma agua se possível mas o rapaz quis insistir que a Rota é da Estrella Damm apontando para o passaporte com má cara dando me a entender que era quase obrigatório beber cerveja e ainda dizendo que podia ter lhe dito logo que não bebia, eu não quis entrar em bate boca e disse que queria se possível uma agua se não não bebia nada e claro que teria avisado se tivesse tido oportunidade para isso... adiante aguardei pela tapa que era ''Ceviche'', corvina marinada com um toque ligeiro de picante, lima, rabanete e ruibarbo. Se os olhos também comem este foi o caso o empratamento estava 5 estrelas e só o prato fazia metade do trabalho para não falar que o ceviche estava bastante saboroso, penso que foi a minha tapa preferida de todas as que provei.



Depois disto e já com o tempo muita apertado decidi dar um pulinho ao Mezzanine para experimentar o ''Lingueirão Panado à Mezzanine'', as rotas eram apenas servidas nas primeiras mesas junto à entrada e possivelmente na explanada, não demorou muito a vir a tapa ainda bem quente e acompanhada de um molho de coentros, gostei mais do panado do que propriamente do molho mas em regra geral fiquei satisfeito.



E pronto a minha Rota de Tapas ficou por aqui porque o tempo não me permite visitar os restantes locais infelizmente. Sem desfazer as outras tapas estas foram as minha escolhas e decidi fazer um pequeno top para vos dar uma melhor noção da minha preferência e aqui só estou mesmo a classificar a tapa, quero acrescentar ainda que nenhuma me desiludiu, ou seja, recomendo todas mas claro umas mais que outras.


Top Rota de Tapas by Vasco:

1 - Aperitivo
2 - Sushi Ya Fusion
3 - Mezzanine
4 - Faz gostos
5 - Vila a Dentro
6 - Portas de São Pedro 


Para mais informações sobre a Rota de Tapas by Estrella Damm clica aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário